Albuquerque Mendes
Para que serve a Pintura hoje em dia?
Para que serve a pintura hoje em dia? No fim da estrada, para que serve toda a arte que se produz! Para essa coisa a que chamamos de contemporâneo.
Toda a arte que se produz agora, é uma paisagem em contra luz. A pintura que se faz hoje, entra à força nas exposições nas últimas Bienais. Será que, com esta arte que produzimos, passamos a ser uma humanidade sem risco?
A preocupação das imigrações de atitudes e de técnicas beneficiam o artista e, no final o espectador? Ou será o contrário, o predador passa a presa?!
A descoberta que o artista faz em cada dia, enquanto fica mais velho e faz como que uma negociação a todo o instante com o seu trabalho. Nesse trabalho ele procura toda a sabedoria do mundo.
As telas brancas querem a morte no sentido inverso. A pintura de hoje é feita com mais memória e reflexão do que a pintura feita nos séculos anteriores?
Ou será simplesmente uma construção do quotidiano decorativo?
A pintura chegou a um tempo avançado de abandono dos restos da estrutura pictórica. A pintura como referencia a outras pinturas/artes, fica perdida nos recursos académicos do próprio artista. Será que vamos ter tempo para pensar na imagem que está a chegar? Terei pena se essa imagem ficar retida na estrada do tempo.
(11.1.2015)