O projecto BCIP pretende, no essencial, reflectir sobre o que é ou o que poderá ser a investigação em pintura. Dependendo do grupo/equipa a definição de um entendimento sobre a questão da natureza da investigação: isto é, qual o modelo de investigação em pintura, e que correspondência apresenta face à actividade/investigação científica. Por outras palavras, e reiterando: a investigação artística em pintura não deve ser, na minha opinião, equiparável à investigação científica. A realidade da investigação em pintura é diferente da realidade da investigação científica.
Imagina-se que o projecto BCIP deve ser, tanto quanto possível, funcional e eficiente. Isto é, deve o projecto cumprir um desígnio de utilidade no que diz respeito à sua matriz geradora ou, por outras palavras, deve o projecto estar comprometido com objectivos muito nítidos: o do cumprimento de um estado de conhecimento do que é a investigação na pintura, e a pintura na investigação.
Por isso, o projecto não deve alimentar, mesmo que involuntariamente, uma meta-discussão (ou uma meta-investigação) sobre a investigação em si-mesma. Importará, então, a adopção de uma disciplina mínima, de um método de trabalho, no que diz respeito às áreas possíveis e adequadas ao exercício do pensar e do fazer a investigação da e na pintura.
Em? Sobre?