top of page

Domingos Loureiro

 

 

 

Projecto artístico e identidade pessoal

 

Observa-se na atualidade uma amplificação dos modelos de produção artística, numa aparente libertação de normas e processos do pensar e do fazer arte e, nomeadamente a pintura. A consequência é uma cada vez maior autonomização dos artistas, comparativamente a períodos anteriores, o que indicia que a investigação e a prática artísticas assumem conteúdos e interesses focalizados no próprio autor, em detrimento de imposições do próprio contexto (técnicos, estéticos, identitários, etc.). Nesse sentido o projeto artístico, aquele que orienta a investigação e/ou a prática artística, poderá aproximar-se muito de constituintes identitários do próprio autor, nomeadamente de foro afetivo (gosto), da aprendizagem (formação) e da reflexão (discurso). Desenhou-se um primeiro esquema que procura compreender esta relação (esq.1). O projeto artístico será constituído pela presença dos três grupos em doses e importâncias variáveis de acordo com a identidade do próprio autor.

 

O interesse em compreender esta relação resulta da possibilidade de desenvolver uma investigação que possibilite identificar até que ponto este processo pode ser trabalhado quer a nível pessoal, quer a nível de ensino, eventualmente através de parcerias com Psicologia, nomeadamente em contextos como o self dialógico. O self dialógico apresenta uma visão do individuo como uma co-construção de si próprio, em articulação dialogante com os outros, a partir de uma conjugação polifónica de diferentes perspetivas sobre o mundo (D’ALTE, PETRACCHI, FERREIRA, CUNHA & SALGADO, 2007). Neste sentido, a proposta visa pensar os processos de criação atuais seguindo a ideia de que o projeto artístico está diretamente associado a questões identitárias, de modo a majorar aspetos que permitiriam aos autores um maior fortalecimento não só pessoal, mas em contexto cultural e público.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esquema 1: Domingos Loureiro

 

Para mais informações sobre o self dialógico: http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/333/289

Em Portugal, a UNIDEP desenvolve um projeto de investigação baseado no Self Dialógico sob a coordenação do Professor Doutor João Salgado.

(5.1.2015)

bottom of page