top of page

Teresa Almeida

 

 

Pintura com vidro – diálogos de luz e cor

 

Frank Stella referiu, em 1960, que existem dois problemas na pintura. Um consiste em descobrir o que é a pintura, o outro é descobrir como pintar. O primeiro caracteriza-se em apreender algo, o segundo em realizar algo [1]

Presentemente a pintura extravasa os limites que a confinavam a campos muito específicos. Muitos artistas contemporâneos exploram novos suportes/materiais, conjugando e manipulando diferentes matérias. O material que escolhemos na eleição da nossa investigação artística em pintura não determina o valor estético da obra, determina sim, o procedimento de pesquisa desta. No entanto, é certo que a utilização de um determinado material em detrimento de outro, por parte dos artistas na elaboração de uma obra de arte, não é meramente casual. John Gage afirma que os materiais que o artista utiliza não podem ser considerados como simples ferramentas [2], a sua escolha e aplicação possui um valor específico que lhe é inerente.

A escolha do vidro, como material plástico em Pintura, partiu de uma procura e de uma estética singular, que neste caso e nos trabalhos desenvolvidos nesta investigação, pretende focar as suas qualidades específicas, intrínsecas e únicas, como a transparência, luz, cor e aparente fragilidade.

Dar corpo a obras no âmbito da manipulação de materiais que requerem conhecimentos específicos, implica investigação e experimentação criativa, a par de permanente reflexão e análise crítica, processo necessário para dar coerência e consistência aos trabalhos realizados.

Assim, verifica-se que as premissas desta investigação podem ser apresentadas nas seguintes vertentes:

 

  • Pinturas com vidro, com focalização na dicotomia entre transparência versus opacidade, monocromia versus policromia;

  • A importância da luz nas pinturas com vidro;

  • Uma reflexão sobre a relação contemporânea entre arte e ciência, procedimentos e metodologias;

  • Reflexão e análise do processo e obras produzida.

 

 

[1] Stiles; Kristine, Selz; Peter. (1996). Theories and documents of contemporary art. A sourcebook of Artists’ Writtings, University of California Press

[2] Gage, John. (2006). Color and Meaning, Art, Science and Symbolism. Singapore: Thames & Hudson Ltd

CV
bottom of page